Performance Architecture é um concurso internacional de ideias destinado a selecionar propostas para cinco intervenções urbanas temporárias no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
O concurso pretende mapear estratégias arquitectónicas e urbanas que, reactivando abordagens da Performance Art, fornecem novas pistas sobre o papel de arquitectos, artistas e designers no contexto urbano. O concurso destina-se a equipas que, em articulação multidisciplinar, criem conceitos e estruturas temporárias que favoreçam a apropriação de espaços públicos controversos por parte dos habitantes da cidade.
Um máximo de cinco trabalhos seleccionados serão construídos e vivenciados no espaço público da cidade de Guimarães. Uma pré-selecção mais abrangente até um máximo de 30 propostas integrará um catálogo e uma pequena retrospectiva a ter lugar durante o mesmo período. Estas componentes do projecto contarão com textos críticos e uma abordagem curatorial desta corrente de actuação arquitectónica, incluindo o retrato de protagonistas e projectos realizados ao longo dos últimos quinze anos.
Inscrições até 06 de janeiro de 2012.
O regulamento do concurso pode ser baixado em: Performance Architecture